quarta-feira, 19 de setembro de 2007

VONTADE DE POESIA!


O poeta chileno Pablo Neruda, escreveu para sua amada Matilde, um livro que chama-se: Cem Sonetos de Amor.

Aos alheios à poesia, vale constar como curiosidade, que os sonetos tiveram origem na Itália, surgiram como uma espécie de canção ou de letra escrita para a música e são poemas compostos por quatro quartetos e dois tercetos de versos, podendo ou não, possuir rima. Esta métrica não é totalmente rígida e acaba sofrendo algumas mudanças de acordo com a característica do poeta.

Os cem sonetos deste livro de Neruda, são organizados por capítulos nomeados com as divisões do dia, como: Manhã, Meio-Dia, Tarde e Noite.

O poema que escolhi é parte da "Manhã" e o que me chamou atenção foi a maneira como o Neruda, expõe qualidades e defeitos da mulher que ama.

Quando amamos, tendemos à transformar a pessoa em questão num indivíduo ideal ou próximo da perfeição. Torna-se então, um bocado positivo conseguir chegar no ponto de amar com a consciência de que essa chamada "perfeição" é constituída pela soma das boas e más características que formam a personalidade que nos apaixona.... e que até o que é ruim, no fim das contas, é parte do encanto.

..................................

XX


Minha feia, és uma castanha despenteada,
minha bela, és formosa como o vento,
Minha feia, de tua boca se podem fazer duas,
minha bela, são teus beijos como frescas melancias.

Minha feia, onde estão escondidos teus seios?
São mínimos como dois vasos de trigo.
Me agradaria ver-te duas luas no peito:
as gigantescas torres de tua soberania.

Minha feia, o mar não tem tuas unhas em sua tenda,
minha bela, flor a flor, estrela por estrela,
onda por onda, mensurei teu corpo:

minha feia, te amo por tua cintura de ouro,
minha bela, te amo por uma ruga em tua fronte
amor, te amo por clara e por escura.

Pablo Neruda

3 comentários:

L. M. C. disse...

heh, se não tivesse colado a poesia já teria sido um bom post.

mas... isso está aí pelo motivo que eu acho que está aí? ;]

Manuela d`Eça Neves disse...

não sei... ahahaha
JURO que não entendi, les les!
:)

Mariana P. disse...

amanheci falando de Neruda, coincidência!
Ah... o poeta do amor... ah! o amor!
isso me faz lembrar pessoa e "sossega coração".
a poesia é vital mesmo!
amo-te minha flor.
obrigada por ontem! MUITO obrigada!!!
beeeeeeeeijos