quinta-feira, 27 de setembro de 2007

NÃO SORRIA...


...VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADO E PODE SER CONSIDERADO UM TERRORISTA!

Que os norte-americanos sofrem de uma paranóia quase patológica com relação ao terrorismo, não é novidade para ninguém. Mas eles ainda conseguem surpreender com as idéias e medidas absurdas de “segurança” que eles inventam.... sabe Deus, de onde.

Ontem, eu entrei no site da BBC e dei de cara com uma notícia tão estapafúrdia, que à princípio me soou como piada. Não, para a minha tristeza, nada tinha de piada, era mais uma novidade da realidade (palavra contraditória, aqui) dos nossos vizinhos de continente.

A manchete (que sozinha já me levou aos calafrios) dizia o seguinte:

"Eua buscam nova tecnologia para captar potenciais terroristas."

(Medo... medo medonho....)

A parte que realmente interessa da notícia está aqui (e clicando, vocês podem lê-la na íntegra aqui):

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos lançou um projeto que prevê o desenvolvimento de sensores para identificar terroristas antes que eles ataquem.

O Projeto de Intenções Hostis (PHI, na sigla em inglês) consiste da instalação de um software especial em câmeras, aparelhos de laser e de infravermelho para detectar microexpressões faciais e comportamentos que levantem suspeitas.

O professor Peter McOwan, da Queen Mary University, em Londres, trabalha na confecção de um novo software que capacita computadores a lerem a face humana.

"Estamos procurando por microexpressões faciais em pessoas que em geral mantêm uma expressão neutra, mas que em algum momento se exprimem de forma inconsciente, ao por exemplo mover as sobrancelhas. Esses movimentos acontecem muito rápido e acreditamos que essas microexpresões possam nos fornecer meios de detectar potenciais terroristas", disse o professor em entrevista à BBC.

Especialistas acreditam que expressões involuntárias podem, com freqüência, revelar as intenções de uma pessoa. Uma careta momentânea ou um piscar de olhos suspeito seria suficiente para levar alguém a ser interrogado.

Os responsáveis pelo projeto esperam poder implementá-lo em aeroportos americanos e em fronteiras em 2012.

A nova tecnologia está sendo comparada à história do filme de ficção-científica Minority Report, de Steven Spielberg, em que Tom Cruise comanda o Departamento de Pré-Crime, que atua na captura de criminosos antes mesmo de cometerem qualquer delito.

.

Quem já estudou ou conhece um pouco sobre criminologia, provavelmente fará a mesma reflexão pessimista que eu....

Em plenos “modernos” 2012, nós (ou eles, o povo realista que baseia sua vida em filmes de Spielberg), vamos dar um imenso salto de regresso aos anos 1870 e tantos.... lá, onde Lombroso criou e difundiu uma idéia que felizmente não vingou (em parte, porque a sociedade até hoje, vive isso sem perceber).

Cesare Lombroso, foi um criminologista italiano que criou a teoria do “criminoso nato”. Esta teoria relacionava certas características físicas e mentais (que ele chamava de estigmas, como o tamanho e formato da cabeça, mandíbula, mão, opção sexual, etc, etc......) à psicopatologia criminal, ou a tendência inata de indivíduos sociopatas e com comportamento criminal. Qualquer um que tivesse a má sorte de cair num padrão considerado por ele como o de um criminoso em potencial, era suspeito.

Tanto tempo levou-se para modificar tamanho absurdo - que bem na verdade nem está totalmente superado - e os EUA (que tem um terrorista caipira na presidência), sugerem algo altamente lombrosiano em plenos 2007 para iludir e confortar a sua síndrome paranóica e xenófoba do terrorismo.

Cuidado, à partir de 2012, estando em território norte-americano ou fronteiras: não pisque, não mova a sobrancelha, não sorria..... tente parecer-se ao máximo com o Robocop, para não correr o risco de ser tido como terrorista e sofrer sabe-se lá que tipo de abusos e violações....

Quer conhecer o Mickey Mouse?
Corre, vai agora!!!



4 comentários:

Anônimo disse...

ótimo manu, é isso mesmo.
se depender dos americanos, todo mundo vira fantoche na mão deles e eles fazem o que querem, são os donos do mundo.

ei, saudades suas, menina genial.
um beijão para vc!

Mariana P. disse...

eles são doentes... completamente doentes.
ano passado eu lembro q queria brincar com um guardinha na rua, meu deus, meu tio qse voou pra me segurar... ele tava lá há 2 meses e já tava neurótico como eles.
do jeito q eu levanto a sobrancelha involuntariamente, seria uma terrorista em potencial!! /EU
aaaaaaaaaaaamo!!!
beijo minha flor

Anônimo disse...

bravo my friend!
és a bela, a bela da vez de sempre.

Anônimo disse...

Os americanos, já faz tempo, só não são mais patéticos por falta de espaço, mas não de esforço. Felizmente, já dão sinais que são mais bobos que os que tentam enganar(inclusive eles)...como não podem perceber que estão mordendo o próprio rabo? Em homenagem a eles sugiro esse vídeo: http://br.youtube.com/watch?v=qdfIZh3wAJE