segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Que se chama: sem-vergonhice!

Dia destes, ouvi alguém refletir sobre a complexidade (negativa) do comportamento humano nos indivíduos que sofrem de "falta de vergonha".
Foi então que ficou fácil constantar que a falta de educação do brasileiro (e todo aquele pacote que vem junto: preguiça, desonestidade, excesso de esperteza e etc...) está diretamente ligada a sua falta de vergonha.

Sim, porque a pessoa que se importa, sente vergonha...
A pessoa que se importa em ter uma atitude rude ou errada diante dos outros, que se importa em ser reprovada, que se importa com a diminuição da auto-estima, que se importa em sair do grupo dos convenientes, dos agradáveis, dos desejáveis... etc...
Até que ponto pode chegar uma pessoa que não sente vergonha?!
Talvez seja este, o "enigma" maior do problema cultural dos tupiniquins!
O problema do brasileiro então é falta de educação? Não, definitivamente não é.... está cheio de político "polido" por aí, cheio de gente educadíssima que simplesmente não se importa!
O problema do brasileiro, parece ser antes de tudo: falta de vergonha... a falta de educação aqui neste país, há algum tempo é mero detalhe.

Um comentário:

Mariana P. disse...

falta de vergonha é a famosa cara-de-pau... que, penso eu, quando excedida se torna falta de humanidade, porque fere a moral e os bons costumes.