
Quatro pessoas de grupos diferentes de convívio comigo, falaram-me hoje, também em meio a conversas completamente distintas, que não suportam fazer planos. As quatro pessoas por coincidência (ou não) eram homens... Para os quatro, eu respondi: " - Eu também não gosto!"... por coincidência (ou não) a mulher no meio do grupo masculino em questão, era eu.
Sendo ansiedade o meu sobrenome, pensei: para um ansioso, fazer planos piora ou melhora o sintoma??
Fazendo planos, traça-se uma linha, uma meta, um objetivo. A ansiedade vai trabalhar com expectativa focada. Não fazendo planos, ficando sem foco, a ansiedade vai massacrar na procura por ele ou por mil e uma soluções, metas, objetivos e caminhos soltos e bagunçados.
Traçando um objetivo e chegando ao final do processo de ansiedade e expectativa focada sem sucesso, virá a frustração, afinal, foi uma linha bem determinada, pensada, esperada, cuidada. Sem planejar nada, frustra-se pela incapacidade de determinação, pela clara impossibilidade de finalizar algo que nem teve um pré-projeto ou pelos vários projetos (sem pré-projetos) que iniciam-se, mas nunca são finalizados.
E agora? ........Lexotan?
Pintura: O grito - Edvard Münch.